MÓDULO 4 - Recursos Educativos Abertos Acessíveis


COMENTÁRIO A RECURSO APRESENTADO PELA COLEGA BIRGITA SOLANGE

Retirado do Pinterest: http://www.pinterest.com/pin/369224869423561370/




Escolhei este recurso porque o achei engraçado e não conhecia a ferramenta utilizada, o ExamTime. Respondi ao Quiz, mas obtive uma pontuação de 38%, que desgraça:(. Achei-o apelativo e uma forma motivadora para utilizar com alunos e testar conhecimentos. Em termos de acessibilidade, se tivesse locução para as perguntas e hipóteses de resposta sugeridas, seria uma mais-valia. Penso que falta atribuir Licença CC. Não o consigo embeber aqui no Blogger, por isso deixo apenas o link para o original: https://www.examtime.com/p/990519-Instrumentos-quizzes

Mas achei interessante, simples e permitiu-me conhecer mais uma ferramenta que pode ser útil para construir outros recursos. É reutilizável, permite impressão e partilha e está partilhado publicamente, por isso cumpre os critérios de recurso aberto.
Parabéns, Birgita ! :)



Em resposta à questão lançada para estimular a discussão, devo dizer que tomei contacto com a questão dos Recursos Educativos Abertos e das Licenças Creative Commons no decorrer da frequência do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta. Até então desconhecia por completo o significado destas licenças, com as quais já me tinha cruzado, mas sem saber o que implicavam.

A partir da altura em que me envolvi nesta temática, passei a ter muito mais cuidado e atenção à utilização de recursos encontrados na Internet, porque, como certamente a maioria das pessoas, não estava desperta para a questão dos direitos do autor. Pois, se está na Internet, é porque podemos usar, é ou não é o que toda a gente pensa? Ou melhor, a maioria das pessoas nem sequer pensa nisso.No decorrer do mestrado participei num MOOC sobre Learning Design, promovido pela Open University do Reino Unido e, mais tarde, num que foi promovido pela Universidade Aberta sobre Alterações Climáticas.Seja como for, passei a produzir alguns materiais com Licenças Creative Commons, outros não, pela única razão de não lhes reconhecer valor para tal.

O potencial dos recursos publicados em formato livre e acessível é, evidentemente, enorme. Enquanto professora quase diariamente recorro às publicações na Internet para obter materiais, software ou apenas ideias para construir materiais. Enquanto académica considero que tudo devia ser livre e acessível, mas enfim, os académicos também precisam de comer... :).
No entanto, recursos produzidos no âmbito de atividades profissionais de financiamento público, não podem deixar de ser livres e acessíveis, pois se foram desenvolvidas e pagas pelos impostos dos contribuintes, devem reverter de forma gratuita, tal como referem Wiley, Green e Soares, (2012): "Why should we be expected to pay a second time before we’re granted access to the thing we’ve paid for once?”

Referências:
Wiley, D., Green, C. e Soares, L. (2012). Dramatically Bringing Down the Cost of Education with OER. Disponível em: http://www.americanprogress.org/issues/labor/news/2012/02/07/11167/dramatically-bringing-down-the-cost-of-education-with-oer/~

RECURSOS EDUCATIVOS ABERTOS

Optei pela segunda alternativa apresentada, partilhando dois recursos construídos por mim: um destinado a educadores e/ou pessoas com interesse no tema e outro destinado a alunos com dificuldades de comunicação, de nível pré-escolar ou início do 1º ciclo. Nenhum deles foi criado especificamente para este MOOC, mas são representativos da temática em análise.
O primeiro recurso que apresento é um vídeo criado no Powtoon, explicando o que são os Recursos Educativos Abertos e as Licenças Creative Commons. Relativamente à sua acessibilidade, apesar de não ter sido construído com essa preocupação presente, está relativamente acessível, uma vez que alia a imagem à locução e às legendas, embora estas estejam em inglês. Foi partilhado publicamente no Youtube e tem uma Licença CC, do tipo BY-NC-SA.
Aqui fica. Espero que gostem!






O segundo recurso foi produzido tendo em mente uma criança de 5 anos, com multideficiência ainda não completamente definida em termos de comprometimento cognitivo, mas com claras dificuldades de comunicação ao nível da fala. Foi construído no Word e o PDF partilhado no Slideshare. Sendo PDF, é um documento fechado, apesar de existirem já maneiras de os abrir, embora fiquem muitas vezes desconfigurados. Todavia, as imagens são digitalizadas do livro original e, por isso, atribui-se uma Licença CC do tipo BY-NC-SA, que protege os direitos autorais, pelos menos em termos comerciais.



Sem comentários:

Enviar um comentário